Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 3059-1228       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Celesc libera o funcionamento de projeto elétrico do maior edifício residencial da América Latina

Sexta, 30 de outubro de 2020

 

Empreendimento com 81 andares, em Balneário Camboriú, tem subestação própria de energia vistoriada e autorizada para funcionamento

A Celesc colaborou no desenvolvimento do projeto elétrico do maior edifício residencial da América Latina, localizado em Balneário Camboriú. O arranha-céu de 281 metros de altura, 81 andares, 264 apartamentos e 10 mil metros quadrados de área de lazer exigiu seis transformadores de energia que, juntos, somam o total de 4,5 megawatts na subestação (SE) localizada no segundo pavimento, para atender as duas torres até a cobertura.

Segundo o supervisor técnico comercial da Celesc, Jairo Francisco Barrionuevo, a empresa realizou a vistoria, participou das tratativas sobre a distribuição de energia para as torres do arranha-céu e autorizou o funcionamento da subestação, além de ter realizado a consultoria para a instalação do sistema elétrico desde a etapa do projeto. “Em reuniões com os projetistas, orientamos sobre a localização da subestação do condomínio, para garantir o acesso mais rápido e seguro em caso de manutenção”, afirmou o engenheiro. A Celesc atuou no empreendimento com uma equipe de sete profissionais, entre engenheiros, eletricistas e projetistas.

Barrionuevo explica que, no total, haverá uma demanda de energia elétrica de 3533,10 kVA, distribuída entre quatro transformadores dedicados aos apartamentos (500KVA), um para a área comercial (500KVA) e outro para o condomínio, com uma capacidade ainda maior, de 1500KVA, para atender a demanda das áreas comuns de maneira eficiente.

A subestação (SE) comporta sistemas inovadores na ligação de energia, entre eles a alimentação dos quadros de medição, localizados nos andares das torres, e com barramento blindado, solução técnica que elimina condutores no trecho de subida do empreendimento e menor índice de queda de tensão, o que garante a qualidade da energia nos apartamentos e a redução de espaço para alimentação dos quadros de medição.  

“A Celesc também foi consultada sobre a adoção dessa tecnologia. Para isso, foram realizados estudos em empreendimentos industriais, comerciais e residenciais onde essa tecnologia foi adotada e a nossa normativa foi aplicada para este condomínio”, conta Jairo. Além disso, a SE possui transformadores com sistema de ventilação forçada e anti-vibração, que garantem maior vida útil aos equipamentos e melhora a emissão de ruídos externos à subestação. “O sistema de telemedição é uma tecnologia capaz de efetuar a leitura remota dos medidores de energia consumida dos apartamentos e salas comerciais, opção que nos dá agilidade no serviço, pois é executada de modo remoto, dispensando a necessidade de enviar uma força de trabalho ao local para efetuar a leitura dos medidores. A partir dela, as faturas serão enviadas via e-mail para todas as unidades consumidoras, sendo mais sustentável, o que contribui com o meio ambiente”, explica Barrionuevo.

A região da Barra Sul, em Balneário Camboriú, é atendida por dois alimentadores da Subestação Camboriú Morro do Boi, que se conectam aos alimentadores da nova Subestação Camboriú, em caso de queda de energia. 

No período de duas semanas, foram realizadas duas vistorias para averiguação da subestação e da entrada de energia. Corrigidos os detalhes encontrados pelos fiscais da Celesc, foi efetuada a energização da subestação e a ligação das unidades condomínio. Haverá, ainda, uma vistoria para a ligação das salas comerciais e apartamentos, após a conclusão da montagem dos quadros de medição que iram ficar nos andares.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 3059-1228
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: contatojornalevolucao.com.br



© Copyright 2020 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA