Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 3059-1228       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Saúde investe em 2 mil kits para tratamento precoce de pacientes sintomáticos da Covid-19


Clique para ampliar

 

Nesta segunda-feira entrou em vigor a portaria nº 07/2020 da Secretaria Municipal de Saúde que apresenta o protocolo de orientações para o manuseio medicamentoso precoce de pacientes sintomáticos com diagnóstico da Covid-19.

 

Em resumo, desde a última segunda-feira todos os pacientes que passarem por consulta médica nas unidades de saúde do município e apresentarem sintomas leves de Covid-19 poderão ser tratados com os medicamentos que compõe o Kit de tratamento para a doença, bastando para isso a prescrição do médico e o aceite do paciente em receber este tipo de tratamento.

 

Outro fator é que pacientes que consultarem com médicos em clínicas e consultórios particulares ou através de planos de saúde também terão direito a receberem gratuitamente este kit de tratamento ou algum dos medicamentos contidos no kit, dependendo da prescrição médica, bastando assinarem um termo de responsabilidade ao retirarem os itens prescritos na Central de Medicamentos da Prefeitura.

 

Critério médico e escolha do paciente

Um fator importante é que este kit de medicamentos só será prescrito caso o profissional médico julgue necessário, ou seja, a aplicação do tratamento fica a critério médico pois não existe unanimidade na classe médica quanto aos resultados obtidos com a aplicação destes medicamentos no combate a Covid-19.

 

Outro fator é que o paciente só receberá tratamento com o kit de medicamentos caso concorde com o mesmo, havendo a necessidade de assinar um Termo de Ciência e Consentimento antes de retirar o kit.

 

Nos casos em que o paciente desejar fazer o tratamento com os medicamentos mas o médico não prescrevê-los durante a consulta, este paciente poderá na própria unidade de saúde solicitar consulta médica com outro profissional para prescrição do kit de medicamentos.

 

Nesta situação, o paciente terá uma consulta agendada no mesmo dia ou no dia seguinte no Posto de Saúde Central, onde consultas específicas para estas situações serão realizadas de segunda a sexta-feira entre 16h e 18h.

 

Vale ressaltar que estas consultas específicas nestes horários de 16h às 18h são exclusivas para estes atendimentos encaminhados com agendamento prévio originado das unidades de saúde do município.

 

 

Kit de medicamentos

O kit de medicamentos no combate ao Covid-19 é composto por Cloroquina (Difosfato de Cloroquina 250mg); Azitromicina 500mg e Sulfato de Zinco 50mg.

 

O uso e prescrição destes medicamentos está condicionado à avaliação médica, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares.

 

Os critérios clínicos para início do tratamento em qualquer fase da doença não excluem a necessidade de confirmação laboratorial e radiológica.

 

Os pacientes cujo kit foi prescrito deverão retirar os medicamentos na Central de Medicamentos da Prefeitura.

 

Para as consultas que ocorrerem de segunda a sexta nos horários especiais de 16h às 18h, o kit será retirado no próprio Posto de Saúde Central.

 

 

Exames

Os pacientes com sintomas leves da Covid-19 e que realizarem o tratamento com os medicamentos prescritos no kit, desde que encaminhados das consultas médicas nas Unidades de Saúde do município,  também serão encaminhados para realização de exames e monitoramento em virtude de estarem em tratamento com o uso de Cloroquina.

 

Serão realizados exames laboratoriais que contemplam uma cesta com 15 diferentes exames; 3 eletrocardiogramas (no 1º, no 3º e no 5º dia de tratamento) e uma tomografia computadorizada de tórax.

 

Todos os exames serão realizados de imediato e terão resultados rápidos. Os eletrocardiogramas terão resultado liberado imediatamente após a realização do exame; a tomografia terá resultado liberado em no máximo 24 horas; e alguns exames de laboratório (os analisados fora do Laboratório Municipal) terão seus resultados liberados em no máximo 48 horas. Assim, todos os resultados serão entregues em no máximo 48 horas.

 

Para os pacientes com prescrição médica originada de consultas particulares, os exames deverão ser providenciados também de forma particular ou através do plano de saúde de cada paciente.

 

Realização de testes

Todos os pacientes notificados serão testados e ficarão sob monitoramento.

 

Entre o 10º e 14º dia um teste rápido será realizado no paciente, e este teste poderá ser realizado em algumas unidades de saúde dos bairros, sendo que atualmente 11 unidades estão aptas a realizarem os testes.

 

2.000 Kits de medicamentos

Os valores utilizados para a aquisição destes dois mil kits são dos recursos recebidos para o combate ao coronavírus.

 

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, como as prescrições médicas poderão variar prescrevendo o kit completo ou apenas algum dos medicamentos contidos no kit, nos casos de prescrições originadas das consultas particulares por exemplo, então aproximadamente duas mil pessoas poderão ser atendidas com os kits no combate à Covid-19.

 

Vale ressaltar que os custos totais envolvendo medicamentos e exames utilizados no tratamento com estes kits poderá ultrapassar o valor de 594.000,00.

 

Afastamento e Atestado Médico

Todos os pacientes que forem atendidos e diagnosticados com suspeita de Covid-19 serão afastados por 14 dias de suas atividades profissionais.

 

Nestes casos, o paciente receberá atestado médico para 14 dias de afastamento e também os familiares que convivam na mesma residência.

 

O próprio paciente relatará quem são os familiares que moram em sua residência e o médico fornecerá atestado médico para os mesmos quando necessário.

 

Telefone  cadastrado

A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção quanto à importância do paciente  informar corretamente seus dados e principalmente o telefone para contato, pois são frequentes os casos em que a Secretaria entra em contato e o telefone informado não atende ou está desligado.

 

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 3059-1228
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: contatojornalevolucao.com.br



© Copyright 2020 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA