Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 3059-1228       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mobiliário, árvores e flores dão cores à nova Praça Getúlio Vargas

Quinta, 30 de julho de 2020

A expectativa é grande quanto à conclusão dos trabalhos de revitalização na nova Praça Getúlio Vargas.

 

Restando a reforma do coreto e a instalação da parte elétrica com novas luminárias, ambas em andamento, e ainda a instalação do novo playground que está em fase de apresentação de amostras por parte da empresa vencedora da licitação, o espaço do que será a nova Praça Getúlio Vargas já está com mais vida e novas cores.

 

Dos 4.795,60 metros quadrados de área da praça, 3.046 metros quadrados receberam aplicação de paver, piso que proporcionará acessibilidade e integração com as novas calçadas recém implantadas na área central, transformando toda a região em uma grande área de passeio integrada.

 

E justamente para dar um colorido especial em meio ao cinza do novo piso é que todo o paisagismo do espaço está sendo implantado.

 

 

Árvores diversas

As primeiras plantas a chegarem na praça foram árvores entre quatro e seis metros de altura das espécies ipê roxo, ipê amarelo, quaresmeiras, pata-de-vaca nas cores rosa e branca, paineiras, um butiá e um cedro vela.

 

Destas, 16 unidades de ipê roxo, 14 unidades de pata de vaca e 3 paineiras foram compradas através de processo licitatório. Já o ipê amarelo, três quaresmeiras, o butiá e o cedro vela foram recebidos através de doação de pessoas da comunidade.

 

Aliás, este cedro-vela doado foi plantado próximo ao monumento do marco zero ou marco geográfico feito na década de 40 pelo CNG - Conselho Nacional de Geografia estabelecendo o nível da cidade em relação ao mar.

 

Neste caso em particular, a ideia foi plantar o cedro-vela onde já existia esse tipo de árvore, há mais de 60 anos.

 

Sobre este aspecto o prefeito Magno Bollmann disse que "para nós foi uma grande alegria ver as pessoas da própria comunidade contribuindo de forma espontânea, simplesmente por estarem felizes com a revitalização da praça. Realmente é gratificante quando realizamos um trabalho e sentimos este apoio das pessoas", disse.

 

Flores e grama

No último dia 16 a equipe do Horto Municipal e Secretaria de Obras iniciou o plantio das 7.300 mudas que irão colorir a nova Praça Getúlio Vargas. O plantio destas mudas foi realizado durante quatro dias de trabalho, e ocorreu para que a flores possam se desenvolver durante a estação fria do ano.

 

Neste primeiro plantio para a estação foram plantadas barba de serpente de cor verde, agapanto de cor azul, azaléias, glicínias na cor lilás, jasmim dos poetas na cor branca, cravinas nas cores vermelha, rosa e roxas, boca de leão nas cores amarela e laranja, amor perfeito mini nas cores roxo, rosa e branco e de flor de mel.

 

Conforme informaram as responsáveis pelas mudas das flores e árvores do município no Horto Municipal, Iris Hüttl Sluminski e Angelita Hüttl, serão realizados pelo menos 3 plantios de flores ao ano na praça, ou seja, cerca de 22 mil mudas de flores plantadas anualmente.

 

Também para proporcionar espaços verdes em alguns canteiros foram plantados 568 metros quadrados de grama pela praça.

 

Sobre o plantio destas flores, tudo foi planejado para que a área circular dos novos canteiros em torno do coreto ganhassem vida e mais cores.

 

"Particularmente esta etapa exigiu muito trabalho de toda a equipe. As sementes foram cultivadas e as mudas produzidas no Horto Municipal. Os profissionais da Secretaria de Obras trabalharam muito para preparar os canteiros e ajudaram no plantio. Tudo foi preparado com muito carinho para a população que usufruirá de toda a praça assim que for entregue", disse o prefeito Magno Bollmann.

 

Mobiliário

E por fim, a empresa vencedora da licitação para o mobiliário da praça, a MMcite, está em fase de conclusão da implantação dos novos bancos, mesas com cadeiras, lixeiras e bebedouros no espaço.

No geral, dentre bancos bilaterais com encosto e outros bancos com e sem encosto, foram instaladas 57 unidades.

O novo mobiliário da praça contempla ainda 28 assentos para bancos de concreto, 8 cadeiras para mesas de jogos, 3 mesas quadradas, 3 mesas retangulares, 3 decks para área do parquinho, bicicletários, 16 balizadores, 21 lixeiras com tampa, 8 floreiras, 2 bebedouros e 5 grades de proteção de árvores.

No que refere-se a acessibilidade, além de todo o piso da praça, o espaço contará com 3 mapas táteis e um bebedouro acessível, isso sem contar o banheiro acessível que já está pronto.

Sob a supervisão da arquiteta e urbanista Kelly Thiemann, que juntamente com o arquiteto Ricardo Callado trabalharam no projeto da Praça, ambos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, os trabalhos vem progredindo a cada dia.

 

Quanto à entrega da nova Praça Getúlio Vargas, de acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Gayer Schuves, todos os esforços neste momento são para concluir as obras da revitalização da praça e entregá-la à comunidade durante o mês de agosto, porém, algumas etapas dependem dos fornecedores. Schuves comentou que "estamos aguardando ainda a instalação das luminárias e também do playgroud. Sobre este em particular, na próxima terça-feira (4) a empresa vencedora da licitação nos apresentará as amostras dos materiais. Caso esteja tudo de acordo com o exigido, será questão de tempo para produzir e instalar toda a estrutura, mas se não estiver de acordo teremos que seguir os trâmites burocráticos e chamar a segunda colocada da licitação", explicou.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 3059-1228
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: contatojornalevolucao.com.br



© Copyright 2020 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA