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Saiba como acessar os serviços do Governo do Estado


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As equipes do Governo do Estado atuam para minimizar os estragos causados pelo ciclone extratropical que atinge desde terça-feira, 30, todas as regiões de Santa Catarina.

Mais de mil bombeiros militares, com o apoio de 380 viaturas, estão trabalhando para atender ocorrências, em especial destelhamentos, quedas de árvores e placas. Já foram atendidas por volta de 1,6 mil ocorrências até a manhã desta quarta-feira.

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Neste momento, 300 equipes da Celesc trabalham para recuperar o sistema, mas a atuação exige retirada de material pesado das redes e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades.

Os fortes ventos dificultam também a comunicação, já que muitas cidades estão sem sinal de telefone, internet e sem luz. Confira como está funcionando o atendimento do Governo do Estado na manhã desta quarta-feira e saiba como entrar em contato.

Corpo de Bombeiros Militar

Em caso de necessidade, a CBMSC pede à população que permaneça em local seguro, mantenha a calma e peça ajuda pelo telefone 193.

Defesa Civil

Caso sejam registrados danos e ocorrências, ligue para o 199. Para receber notificações de emergência da Defesa Civil SC, envie um SMS com o CEP para 40199.

Celesc

A única forma de comunicação dos consumidores é através do aplicativo Celesc, disponível na App Store e no Google Play. A orientação é para que as pessoas fiquem em casa e não se aproximem de locais próximos a rede elétrica para evitar acidentes.

Casan

As comunicações com a Companhia continuam prejudicadas. Alguns usuários conseguem contato com a Central de Atendimento 0800 643 0195, mas nem todos os telefones estão conseguindo completar a chamada.

Os serviços disponibilizados através do site estão fora do ar, como o Chat, o Fale Conosco e as solicitações de serviços a distância ou por agendamento.

As equipes permanecem trabalhando para colocar em operação os sistemas afetados pela falta de energia elétrica. As unidades de captação ou de tratamento estão afetadas, prejudicando o abastecimento em quase todas as regiões.

A orientação é reduzir o uso de água tratada nesse momento para que possa chegar ao maior número possível de usuários.

SCGás

As redes de distribuição não foram afetadas, portanto, o abastecimento de gás natural segue normalmente.

O telefone 0800.48.5050 retornou na manhã desta quarta-feira. Porém, a SCGás orienta que os contatos de emergência sejam feitas pelo website https://www.scgas.com.br/scgas/home/, por meio do Fale Conosco.

PMSC

Em caso de emergências, disque 190. Em caso de necessidade, o cidadão também pode recorrer ao aplicativo PMSC cidadão. O PMSC Cidadão permite ao usuário a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso permitirá mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento.

Apenas durante o atendimento de uma emergência gerada pelo próprio cidadão é que ele será identificado e o seu dispositivo passará a ser rastreado pela Polícia Militar, gerando mais segurança e rapidez e evitando a realização de trotes. Durante um atendimento de emergência também é aberto um chat (canal de conversa) entre a central, o cidadão e a guarnição policial em campo.

Quando o cidadão não tiver internet em seu dispositivo móvel, o próprio aplicativo informa e cria um link direto para uma ligação com o 190 da Polícia Militar.

Para utilizar os serviços é necessário ter um dispositivo móvel com sistemas operacionais Android ou IOS.

IGP

O atendimento em algumas unidades do Instituto Geral de Perícias (IGP/SC) teve que ser suspenso em decorrência do ciclone. Por volta das 14h, as unidades que registram problemas com falta de luz e internet são: Rio do Sul, Porto união, Curitibanos, Videira, São Bento do Sul, Canoinhas, São Joaquim, Jaraguá do Sul, Sombrio,  Campos Novos, Balneário Camboriú e Mafra.

O IGP continuará o atendimento de forma remota e de sobreaviso para manter os serviços essenciais em funcionamento. Os casos de agendamento de carteira de identidade deverão ser remarcados. Cada unidade está tentando contato com as pessoas que tinham agendamento marcado para avisar sobre a nova data do atendimento.

No site do IGP também está disponível o e-mail de todos os postos de identificação para quem quiser entrar em contato e tirar dúvidas. O IGP ressalta que está tomando todas as medidas para normalizar o atendimento presencial em suas unidades.



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