Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 3059-1228       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

10 dicas para potencializar os estudos durante a quarentena

Domingo, 05 de abril de 2020

Professores reuniram orientações para alunos do Ensino Médio não perderem o ritmo

As aulas estão suspensas desde meados do mês de março para prevenir e conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Apesar de esse ser um período de maior preocupação para os alunos que em breve farão exames seletivos, muitas escolas continuam dando aulas por meio de plataformas on-line. Em Curitiba (PR), os estudantes do terceirão do Colégio Marista Santa Maria continuam a rotina no mesmo horário, com aulas transmitidas ao vivo e fóruns de discussão. “Um cronograma de aulas é divulgado com antecedência, facilitando na organização dos estudos e na dinâmica de dúvidas”, explica o coordenador do Ensino Médio da escola, Sandro Anselmo Coelho.

Clique para ampliar

Ele ressalta que, nesse momento em que precisamos nos isolar para proteger uns aos outros, habilidades diferentes podem ser trabalhadas, como a disciplina, organização, autonomia e administração do tempo, por exemplo. “São características bastante necessárias no mercado de trabalho, independentemente da área escolhida pelo profissional”, comenta.

Confira algumas dicas da equipe de professores do Ensino Médio do Colégio Marista Santa Maria:

- prepare um local de estudos adequado: o ambiente ajuda na concentração, então é importante reservar um espaço para estudar, com iluminação adequada e sem ruídos, se possível. Tenha em mãos os materiais necessários, como canetas, lápis, calculadora e garrafa de água para evitar a interrupção dos estudos.

- planejamento é tudo: tenha um plano de estudos para distribuir o tempo e o conteúdo de forma efetiva. Em geral, a escola fornece o planejamento da semana ou propõe a distribuição das aulas e exercícios que devem ser realizados para o período. Vale utilizar uma agenda também para manter a organização.

- mantenha o ritmo: cumprir uma rotina de estudos é importante para ter ritmo e disciplina. Se puder continuar estudando em casa no mesmo horário em que ia para a escola, melhor ainda.

- faça pausas: parar periodicamente é importante para manter a produtividade e a atenção. Assim como as aulas têm tempo determinado, pausas a cada 40 minutos, em média, são benéficas. A técnica pomodoro por exemplo, prevê tempos de foco e de pausas curtas e longas, para oxigenar o cérebro e manter o desempenho em alta.

- use a tecnologia a seu favor: existem diversos aplicativos para controlar o tempo e ajudar no foco e produtividade.

- longe, porém juntos: compartilhe dúvidas com os colegas e aproveite os fóruns ou outros canais de comunicação com professores. Apesar do isolamento físico, a tecnologia nos conecta mais do que nunca e é essencial tirar o melhor proveito disso.

- experimente os mapas mentais: criar um mapa mental da ordem de conteúdos é uma maneira de sintetizar o que foi estudado, de maneira visual. Fazer esquemas de tópicos, com flechas e organogramas, ajuda a fixar a informação, pois tanto o lado racional como o criativo do cérebro são acionados.

- coloque a leitura em dia: aproveite o tempo em casa para ler as obras específicas dos últimos vestibulares das universidades que mais deseja. Mesmo que um determinado título não esteja na lista para 2021, o repertório ajudará na argumentação e na produção textual.

- autoconhecimento: identificar o período em que o estudo rende mais e a concentração está em alta é importante para a produtividade. Algumas pessoas conseguem focar mais à noite, enquanto outras rendem melhor pela manhã. Aproveitar o período em casa para testar e se conhecer pode melhorar e muito o seu aproveitamento.

- cuidado com distrações: há quem diga que estudar ouvindo música, ou com a TV ligada ajuda, mas isso aumenta e muito a chance de interrupções no estudo e na compreensão do conteúdo. O mesmo acontece com os celulares e suas notificações. Se o ambiente for barulhento, uma boa dica é ouvir músicas específicas para concentração ou instrumentais, disponíveis na internet.

 

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 3059-1228
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: contatojornalevolucao.com.br



© Copyright 2020 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA